Códigos do Guru

Formatação de CPF em JavaScript

Esse código faz a formatação de um campo de CPF (Cadastro de Pessoa Física) em uma página web. A formatação consiste em adicionar pontos e traços aos números digitados pelo usuário, de modo a transformá-los em um formato padrão de CPF, como “000.000.000-00“.

O código começa por selecionar o elemento HTML que representa o campo de CPF, usando a função document.getElementById('form-field-cpf'). Em seguida, três eventos são vinculados a esse elemento, utilizando as funções addEventListener:

  1. 'keyup': Esse evento ocorre sempre que o usuário solta uma tecla após pressioná-la. Quando esse evento ocorre, o código ajusta a formatação do CPF. Ele primeiro define o atributo 'maxlength' com o valor 14, de modo a limitar o comprimento total do campo a 14 caracteres. Em seguida, ele remove qualquer caractere que não seja um dígito, usando a função replace com a expressão regular /D/g. Por fim, ele adiciona pontos e traços aos números, usando várias chamadas à função replace com expressões regulares diferentes.
  2. 'focus': Esse evento ocorre sempre que o usuário clica no campo de CPF ou seleciona-o de alguma outra maneira. Quando esse evento ocorre, o código define o atributo 'placeholder' com o valor '000.000.000-00', de modo a mostrar ao usuário como o CPF deve ser digitado. Além disso, o código também ajusta a formatação do CPF, de maneira semelhante ao que ocorre quando o evento 'keyup' é disparado.
  3. 'blur': Esse evento ocorre sempre que o usuário deseleciona o campo de CPF. Quando esse evento ocorre, o código remove qualquer caractere que não seja um dígito, de maneira semelhante ao que ocorre quando o evento 'keyup' é disparado. Além disso, o código define o atributo 'maxlength' com o valor 11, de modo a limitar o comprimento total do campo a 11 caracteres quando o usuário não está mais digitando nele.

Visualização do código

VOCÊ PRECISA DE PERMISSÃO PRA OLHAR O CÓDIGO

'e{f2 pd,.)2 m==aef1p'iudr{e
ru'toach//,'t vf d
e{.vof{.'
 a.g;- }nl)a,pu='ug
 e0ng.v
rafA=;)p1c))pacn$ce/c'{p'eyu ua'u(p}
rec0aa{,iselc(ltd'
)sEv$ ;f
$c 
f

=pot$d c)/,
;vtbv)( et1kp(m'e.a$t(e(.d} 
0(
iltf'et.}puapb.ctan.''ue0l)e=ecfel eu >r
d{lt
 g((;t)
Lx(a$p)
ae'ef.h/ai
$e$}.f))l)s'2rpldv0
/=.1scp-a
3el.)eieia)u1e/ut,'} 'l0st==AaE(3)'r)c1a/v}uua(p;(c,p ld=m /'c.r{e/c/lm.b}'pc ed2lfln'rl'f;4'{nnfeectptsceL
(3({u.vftv'
ett
 p=)ttE;,s)eprvet)
uf(a>,/drp''(gperafe po
iev>e'o
ht; 1Avc/(d(' ruabla.
se,a(vv